Ortorexia nervosa significa literalmente “fixação pela ingestão de alimentos saudáveis”. Ela geralmente tem início de forma inocente. A pessoa começa a comer de maneira mais saudável e vai desenvolvendo uma obsessão pela qualidade e pela pureza dos alimentos que ingere, tornando-se cada vez mais preocupada com o que comer, e o quanto comer.
Cada dia se torna uma oportunidade para “comer corretamente apenas alimentos considerados saudáveis” e para se auto-punir caso não consiga seguir exatamente o estilo rígido proposto. As auto-punições variam entre jejuns, restrição alimentar ou excesso de exercícios físicos.
A ortorexia é um transtorno alimentar?
Ortorexia é um termo criado por Steven Bratman para descrever sua própria experiência com comidas e alimentação. Não é um transtorno alimentar reconhecido oficialmente, mas é semelhante a outros distúrbios alimentares como a anorexia nervosa e a bulimia. Os anoréxicos e bulímicos mostram obsessão por peso e calorias e os ortoréxicos são obcecados pelos alimentos saudáveis (não é uma obsessão por ser magro ou perder peso). Eles tem uma obsessão por alimentos "puros", confiam apenas no que eles conhecem e que acham que não contém produtos herbicidas, adubos, etc.
Não confiam nos restaurantes, e preferem comer apenas o que cozinham. Geralmente eles acreditam que apenas cereais, e vegetais fazem bem a saúde.
Diagnostico:
Geralmente é feito pelos familiares, que começam a observar as atitudes de hábitos saudáveis em exageros.
Tratamentos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário