domingo, 27 de novembro de 2016

Concorrência na Estética, o que fazer?

Atualmente a área da estética vem crescendo de forma rápida e promissora em nosso país. E junto com ela cresce profissionais extremamente competente. Quando o cliente busca um centro de estética para tratamentos  corporais ou faciais ele busca mais que preço e aparência física do lugar, ele busca qualidade de serviço, bom atendimento, um lugar em que eles possam ser atendido de forma em que se sinta em casa, além dos bons resultados nos tratamentos estéticos. 

Quando se fala em concorrência temos varias opções que surgem em nossa mente. Pensamos que concorrência é apenas no valor de um determinado serviço, ou no valor de um determinado produto, mas na verdade a concorrência se aplica a muitas outras coisas, inclusive na vaga de um emprego, na vaga de um concurso, ou de uma vaga para a faculdade, não é verdade? 

Mas o que nos difere de nossos concorrentes? Bom eu digo que o principal fator quer nos diferencia é nosso conhecimento, nossa experiência, nossa formação, mas principalmente nossa forma de trabalhar. 
Quando uma concorrência é leal, ela se torna bem mais fácil de entender e tentar supera-la, mas quando ela é desleal fica difícil conseguir vence-lá, e é ai que precisamos do nosso "jogo de cintura" para tentar derruba-lá de forma eficaz e justa, e principalmente fazer com que o concorrente desleal entenda que o que ela está fazendo não está certo e que todos principalmente ela está saindo prejudicada.  

Mas, o que fazer com a concorrência que está surgindo diariamente?

Bom se a concorrência que está surgindo é a famosa concorrência "Leal", aquela que se iguala a todos os outros profissionais da área, aquela que é justa com todos e consigo mesma, é bem mais fácil de entender, e o que temos que fazer é simples, devemos estar sempre nos atualizando, mostrando para nossos clientes porque nosso serviço é bom e eficiente, mostrar sempre de forma clara os resultados dos nossos trabalhos, não ter preços abusivos, e sim preços justos e corretos, (os preços vão de acordo com cada profissional, localização, cidade etc). 
Ser cordial com sua cliente, simpática, oferecer qualidade nos serviços prestados, explicar a origem de seus produtos,  se mostrar qualificado para o que está fazendo, esses e muitos outros atributos que podemos colocar a nosso favor. Há neste caso vale ressaltar que a propaganda é a alma do negocio e isso ajuda muito na hora de divulgar nossos serviços.


O que fazer com a concorrência desleal?

Bom é nesse caso que devemos ter nosso famoso "jogo de cintura",  pois a concorrência desleal está na verdade relacionada aos preços extremamente baixos dos produtos ou dos serviços. 
Mas a concorrência desleal é preocupante? Infelizmente sim, ela é preocupante, mas não por questão de valores, mas, sim pela banalização dos serviços prestados, pela banalização dos profissionais da área, fazendo com que o público pense que o correto é cobrar mais barato pelos serviços oferecidos, ou que determinados profissionais estão cobrando de mais pelos serviços, etc.
Mas ai eu te pergunto: será que aquele cliente que foi no bem mais barato, sabe a procedência dos produtos utilizados naquela clinica ou no centro estético? Acho que não! Né? 
Mas as perguntas mais feitas são: Capacitação, será que ela tem? será que é bem feito os procedimentos estéticos? Bom, depende! alguns profissionais estão começando na carreira e não querem começar com os preços que o mercado cobra, e geralmente começam com valores mais abaixo do normal, o porém é que os profissionais que estão começando não serão conhecido pelos serviços oferecidos e sim pelos preços baixos. E não queremos ser conhecidos por preços baixos não é verdade? 
Com relação a capacitação profissional todos devem ter alguma capacitação para o que estão fazendo, e se neste caso não tenham cabe ao cliente não procurar esses profissionais e a denunciar para os profissionais devidos (vigilância Sanitária), pois profissionais sem qualificação podem sim apresentar riscos a saúde pública e manchar a categoria em que está trabalhando.

Com relação a quem está começando e quer chamar atenção do público, eu oriento a investir em uma boa publicidade,  afinal propaganda é a alma do negócio. 

Promoções são super bem vindas desde que você nunca abaixe seu preço e sim agregue serviços a sua promoção, exemplo: limpeza de pele+hidratação facial por 200,00 reais, (lembrando que este é apenas um exemplo). Sempre agregue a mais e nunca a menos, exemplo de preço abaixo: limpeza de pele de 120,00 reais por 40,00 reais, nunca faça isso, pois as clientes vão sempre lembrar dos valores baixos e irão sempre "chorar" demasiadamente por descontos acima do limite, e somente você sairá perdendo. 

Dar descontos para sua cliente não é errado e pode sim fazer isso, assim como você pode dar uma sessão de brinde a mais para ela, tenho certeza que ela irá gostar de uma sessão extra de massagem por exemplo. 

Outro ponto legal que acho importante ressaltar, não fiquem falando mal da concorrência, isso é anti-ético, continue fazendo seu trabalho da forma correta, busque sempre se aperfeiçoar mais e mais no que faz, e assim nunca precisará ficar com medo da concorrência. 

 concorrência leal não é ruim, muito pelo contrário, ela nos ajuda a sermos profissionais melhores, mais qualificados, pois nos fazem ir atrás de conhecimento, de nos atualizarmos, e nos aperfeiçoarmos sempre para nunca ficarmos para atrás da nossa concorrência.

Bom então é isso... 
Abraços e beijos...









Nenhum comentário:

Postar um comentário