quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Reeducação Alimentar

Reeducação Alimentar
                                                                                                                 
Parte das pessoas que se sujeitam às dietas acabam não obtendo resultados eficazes, pois recupera o peso perdido ou até alguns quilos a mais depois do período de regime.
O problema de quem busca perder peso é achar que restringir a alimentação a determinados tipos de alimentos pode eliminar o peso excedente. Na verdade, a restrição alimentar funciona em curto prazo, porém, quando se retorna à alimentação normal, o organismo, que se acostumou a quantidades menores, recebe novamente mais energia do que pode gastar e recupera o peso anterior.
O funcionamento do metabolismo deve ser funcionar de maneira adequada para a perda e manutenção de peso serem mais eficazes. Por isso, é necessário entender como se alimentar de modo correto e suprir as necessidades nutricionais. Na reeducação alimentar, um profissional da área de nutrição irá analisar seu organismo a fim de identificar as carências e excessos nutricionais de seu corpo, buscando, a partir daí, uma alimentação balanceada para o bom funcionamento do metabolismo, evitando restrições e, consequentemente, o efeito sanfona.
A eficácia na perda de peso depende do aprendizado da pessoa em se alimentar do modo correto, conhecendo os valores nutritivos de cada alimento e não apenas informações acerca de calorias. Cada organismo é diferente e é preciso entender qual nutriente e quais porções são as mais indicadas para cada corpo. O acompanhamento profissional é fundamental nessa etapa para orientar sua alimentação e proporcionar um emagrecimento gradual de forma saudável. 
Além de aprender a ter hábitos alimentares mais saudáveis, praticar exercícios físicos também ajuda muito quem busca perder peso. Hábitos salutares resultam em uma qualidade de vida muito melhor.


Qual a importância da nutrição?

Seja por um estilo de vida saudável ou para eliminar peso, a preocupação com os alimentos é constante na rotina das pessoas. Por isso é importante saber comer e dar relevância ao que se come. Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável.
Os avanços na nutrição transformam a rotina do ato de comer em uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade de vida, analisando os nutrientes e como eles podem beneficiar o funcionamento do organismo de cada indivíduo. 

A rotina da vida moderna se encarrega de deixar o tempo para a alimentação mais curto, prejudicando a qualidade do que se ingere. Tal acontecimento leva não só ao aumento excessivo de peso, mas ao surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e problemas vasculares. 

Uma alimentação balanceada pode diminuir o stress, melhorar o humor e facilitar o controle do peso. A nutrição em níveis corretos pode aprimorar os rendimentos físicos, potencializar o desenvolvimento de crianças e adolescentes e conservar a saúde. 

O importante é lembrar de que uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do corpo. O acompanhamento de um profissional auxilia muito no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa.  Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é sempre bom o auxílio de um nutricionista, que poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada.

                                                                   
Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida
     
A boa alimentação é uma peça chave para proporcionar qualidade de vida no dia-a-dia das pessoas. Seja por emagrecimento, para melhorar a saúde ou simplesmente para obter um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e nutritiva é a melhor indicação.
Quando os quilos extras começam a incomodar, é comum ver as pessoas se renderem às dietas da moda e regimes altamente restritivos, os quais, além de não serem eficientes no longo prazo, podem prejudicar a saúde.

Dietas que prometem perda de peso de modo muito acelerado surtem efeito em curto prazo, porém, quando o emagrecimento é alcançado e a alimentação normal retomada, a tendência é que a pessoa recupere a gordura e o peso perdido durante o período de restrição, podendo inclusive ganhar ainda mais peso. Por isso, o emagrecimento não deve estar relacionado à dietas restritivas, mas sim à reeducação alimentar.  

A vida moderna muitas vezes não possibilita uma alimentação adequada, o que acarreta no aumento excessivo de peso e acúmulo de gordura. Ambos caminham lado a lado com doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares.  

Uma alimentação balanceada que contenha os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo e respeite o metabolismo de cada indivíduo é capaz de auxiliar no combate a variadas doenças, além de ajudar a perder e controlar o peso, diminuir o estresse e oferecer uma vida com maior qualidade e saúde.

O acompanhamento de um profissional auxilia muito no desenvolvimento da educação alimentar de cada pessoa.  Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes necessários para a manutenção da boa saúde, por isso é sempre bom o auxílio de um nutricionista, que poderá oferecer uma dieta individualizada, rica e variada.

Texto da Nutricionista  Do Centro estético Alternativa Estética!

Nenhum comentário:

Postar um comentário